Tipos de Energia Solar: Fotovoltaica e Fototérmica são iguais?

Tipos de Energia Solar: Fotovoltaica e Fototérmica são iguais?
4.3 (85%) 4 votos

Apesar de ter deixado se ser a energia do futuro e estar se tornando a energia do presente, ainda existem muitos paradigmas e preconceitos em torno da energia solar fotovoltaica. Algumas das primeiras dúvidas relacionadas aos tipos de energia solar são:

 

Quais são os tipos de energia solar? Qual a diferença entre energia solar fotovoltaica e aquecimento solar?

A promessa desse artigo é esclarecer de uma vez por todas as diferenças entre os módulos de energia solar fotovoltaica e os coletores solares, para que você não cometa esse erro que muitos cometem.

Para facilitar sua vida, fizemos aqui um resumo das principais diferenças entre os dois tipos de energia solar:

Diferença entre Energia Solar Térmica e Fotovoltaica

 


Energia Solar Térmica 


Aquecedor Solar com reservatório

Em um sistema de energia solar térmica residencial, chamado no Brasil de Sistema de Aquecimento Solar, os módulos solares são do tipo Solar Térmico, sua função é de captar a radiação solar e transferi-la para a água, aquecendo-a, gerando então energia térmica.

Essa água será armazenada em um reservatório térmico, que manterá a sua temperatura até o momento da utilização.

O tamanho do reservatório e a área dos módulos coletores solares térmicos necessários para o sistema de aquecimento solar variam de acordo à quantidade de água quente utilizada na residência.

Isso é simples de ser calculado após uma entrevista com os moradores, onde o perfil de consumo será estudado, de acordo aos hábitos de banho, lavagem de utensílios, roupas, etc.

 


Energia Solar Fotovoltaica


Fotovoltaico KeroSOL

 

Em um sistema residencial de gerador solar fotovoltaico as placas solares são do tipo módulo fotovoltaico, constituído de células solares fotovoltaicas que transformam a radiação solar em energia elétrica de corrente contínua.

Para o funcionamento de um sistema solar fotovoltaico on-grid (conectado à rede) é necessário a utilização de um inversor  grid-tie (inversor interativo à rede), que transformam a energia gerada em corrente contínuas pelas placas solares fotovoltaicas em energia elétrica de corrente alternada.

O inversor grid-tie é então ligado ao quadro geral da residência, onde ele se encarrega de misturar a energia solar (já em corrente alternada) com a energia da rede pública, permitindo utiliza-la em qualquer aparelho ou equipamento elétrico.

 

Tipo de instalação: Hidráulica x Elétrica

 

Energia Solar Térmica: Hidráulica

Um Sistema de Aquecimento Solar é, basicamente, uma instalação hidráulica caracterizado pela passagem de água aquecida em tubulações especiais (resistentes ao calor), revestimentos e sistemas de mistura de água quente e fria.

Se a residência não foi construída para receber um Sistema de Aquecimento Solar, serão necessárias adaptações para a instalação das tubulações e dos misturadores de água.

Energia Solar Fotovoltaica: Elétrica

A instalação de um sistema solar fotovoltaico é uma instalação elétrica (e mecânica, com a fixação das placas solares e do inversor grid-tie). É possível instalar tudo sem “rasgar paredes” para a passagem dos cabos de interligação entre placas solares ao inversor grid-tie, e do inversor e a rede.

No sistema solar fotovoltaico residencial interligado à rede (sistema fotovoltaico on-grid) não é necessária a utilização de baterias, e a própria rede é utilizada como bateria, dando estabilidade à utilização de energia na residência.

O fato de não precisar comprar baterias possibilita uma economia muito grande e os custos de manutenção são baixíssimos, porque não é necessário trocar baterias regularmente. Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens dos sistemas fotovoltaicos.

Painel Solar Fotovoltaico Vs Placa de Aquecimento de Água

 

Em linhas gerais, esses são os principais aspectos para que você entenda de uma vez por todas as diferenças entre os diferentes tipos de energia solar, a energia fototérmica e a fotovoltaica.

Com isso, você será capaz de evitar o erro que [muitos] cometem, que é achar que a energia fotovoltaica é igual à fototérmica, ou então, que a placa fotovoltaica é igual à placa fototérmica.

Fonte: http://blog.bluesol.com.br

Comentários Facebook