QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR PARA O MEIO AMBIENTE ?

Avalie este Artigo

Abundante, a energia solar pode ser utilizada e aplicada em inúmeros segmentos e também em todos os cantos do planeta

A energia solar é uma das formas mais limpas e sustentáveis de abastecimento. Utilizando apenas um recurso – a luz e o calor do Sol – as tecnologias desenvolvidas conseguem extrair energia elétrica de maneira permanente e ilimitada.

Abundante, a energia solar pode ser utilizada e aplicada em inúmeros segmentos e também em todos os cantos do planeta – incluindo locais mais remotos e com difícil acesso a outras formas de energia. Além de aquecer a água, ela também abastece casas, comércios e indústrias como fonte de eletricidade.

O meio ambiente agradece

O uso da energia solar não prejudica o meio ambiente. Por ser considerada uma energia limpa, ela não gera gases poluentes ou resíduos, não impactando dessa forma no efeito estufa ou aquecimento global. É também mais potente: quando comparada com a energia hidrelétrica, consegue ter um rendimento quatro vezes maior.

Mas como funciona? O sistema de aquecimento solar da água, por exemplo, é bastante simples: os coletores solares (ou placas solares) captam a luz e o calor do sol, e aquecem a água que passa por dentro de tubulações. Esta água fica armazenada em um boiler térmico, que conserva a temperatura até que haja a utilização, e pode ser usada a qualquer momento, independentemente do horário, clima e época do ano.

Também é possível utilizar a energia do sol, transformando-a em energia elétrica, por meio de outras tecnologias, como os vidros fotovoltaicos, telhas solares e painéis solares híbridos, entre outros.

Outras vantagens são a manutenção mínima, evitando o uso de recursos que agridam o ambiente e tornando o sistema bastante durável, a preservação de terras férteis pois não há a necessidade de desmatamento para criação de hidrelétricas, não causar riscos durante seu uso, e ser uma solução econômica inclusive para residências populares.

Não faltam benefícios para o uso e também para o crescimento da presença desse tipo de energia em todo o território nacional.

Fonte: https://www.newsrondonia.com.br

Comentários Facebook