Piscina no inverno: conheça as vantagens de utilizar aquecedor solar

Avalie este Artigo

Durante as estações mais frias como o outono e inverno, as piscinas ficam um pouco esquecidas já que ninguém quer entrar na água gelada, porém há uma solução para aqueles que desejam ter uma opção a mais de diversão nas épocas mais geladas e aproveitar o investimento feio na piscina. Entre as opções disponíveis de aquecedores para piscinas, o aquecedor solar se destaca devido a sua tecnologia e os diversos benefícios. Já pensou na possibilidade de instalar um aquecedor na sua piscina e aproveitar o final de semana ao lado da sua família mesmo nos dias mais frios? Para te ajudar a decidir se esta é realmente a melhor opção para você, confira como funciona e os benefícios dos aquecedores solares.

O aquecimento solar para piscinas é semelhante ao aquecimento convencional, mas com algumas diferenças pontuais. A principal delas é o armazenamento da água, que no sistema tradicional é feito em um boiler ou reservatório térmico, nas piscinas, a água quente é armazenada na própria piscina. Os coletores solares devem ser instalados em um local com grande exposição solar, como o jardim próximo a piscina ou até o telhado da casa. Uma motobomba fará que a água da piscina circule por estes coletores e retorne a mesma já quente. É na motobomba que existe um controlador digital que avalia a temperatura da água e dos coletores e determina se a água que está circulando será aquecida, isto só acontecerá quando a temperatura da água da piscina for menor que a dos coletores.

A água quentinha é só apenas um dos benefícios do aquecedor solar para piscinas, com esta alternativa você irá economizar energia elétrica, pois apenas a motobomba que faz a circulação da água precisa da mesma para funcionar, o restante depende apenas de energia solar. Com esta economia com energia elétrica, o valor investido no sistema de aquecimento será recuperado com o passar do tempo. Outra vantagem do aquecedor solar é que estamos em um país tropical, mais de ¾ do ano temos sol no Brasil, então o seu sistema funcionará durante todo o ano sem gastos adicionais com energia elétrica. Além disso, os aquecedores solares são muito resistentes, com as manutenções adequadas, o equipamento possui uma vida útil estimada de 15 anos.

 

Não consumir energia elétrica demais, utilizar fontes alternativas é responsabilidade ambiental. Invista na sua diversão e na preservação do meio ambiente”, afirma.

Comentários Facebook