Cidade na Índia atinge 100% de abastecimento por energia solar

Avalie este Artigo

Com cerca de 56 mil habitantes, município indiano gera 13 megawatts fotovoltaicos e possui usinas espalhadas por 50 acres de terra.

Cidade na Índia atinge 100% de abastecimento por energia solar

A cidade de Diu, na Índia, com pouco mais de 56 mil habitantes, acaba de se tornar referência mundial no uso de fontes renováveis de eletricidade. Em apenas três anos da instalação das usinas fotovoltaicas na região, o município se tornou um dos primeiros no planeta a ter um excedente de energia limpa.

As usinas que abastecem a cidade foram construídas em uma área de 50 acres de terra, num total de 10 megawatts (MW) de potência. Outros 3 MW instalados em telhados de residências e comércios compõem a eletricidade gerada em Diu. Atualmente, a demanda do município não ultrapassa os 7 MW.

Em declarações à imprensa, MIlind Ingle, engenheiro executivo do departamento de eletricidade de Diu, explicou que, a partir do momento em que a empresa de energia local começou a gerar eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos, a perda elétrica da cidade caiu bastante. “A energia solar realmente foi um salva-vidas para as pessoas de Diu, além de ter reduzido as contas da população em 12%”, disse Ingle.

Entretanto, não é a primeira vez que Índia surpreende o mundo com o uso de tecnologias sustentáveis. A nação indiana inaugurou, ainda em 2015, o primeiro aeroporto operado completamente com energia fotovoltaica no planeta.

O sistema fotovoltaico instalado no Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, Índia, evitará, em 25 anos, a emissão de cerca de 300 mil toneladas de poluentes atmosféricos, o que equivale a plantar aproximadamente mais de 3 milhões de árvores.

Fonte: https://www.portalsolar.com.br

Comentários Facebook