Aquecedorse Solares Devem Ter INMETRO?

postado em: Aquecedor Solar | 0
Avalie este Artigo

Aquecedor SolarQuais tipos de aquecedores solares devem ter INMETRO?

Se o produto tem INMETRO no coletor Solar, esse certificado se estende para o reservatório? E se o produto tem INMETRO no reservatório, esse certificado se estende para o coletor?

Após a obrigatoriedade do INMETRO para todos aquecedores solares independente de modelo, recebemos vários contatos de clientes com diversas dúvidas. Este post é para ajudar no esclarecimento destas dúvidas:


Quais tipos de aquecedores solares devem ter INMETRO?

O INMETRO definiu que a certificação de aquecedores solares é obrigatória para todo e qualquer tipo de produto destinado a aquecimento solar de água, independente de qual seja o modelo. Ou seja, aquecedores a vácuo, aquecedores de placas convencionais dentre outros, todos devem passar pelos mesmos testes estabelecidos pelo INMETRO e possuem a obrigatoriedade de possuir certificação.

Dessa forma, é proibida a fabricação, importação ou comercialização de qualquer produto da linha de aquecedores solares.


Se o produto tem INMETRO no coletor Solar, esse certificado se estende para o reservatório? E se o produto tem INMETRO no reservatório, esse certificado se estende para o coletor?

Em produtos onde o reservatório é separado do coletor, pelo fato de poderem ser vendidos separadamente, devem possuir sua certificação individual para cada item. Ou seja, independente se o aquecedor é a vácuo modular ou placa convencional, ele tem a obrigatoriedade de possuir 1 (Um) selo do INMETRO para o reservatório e 1 (Um) Selo do Inmetro para cada um dos seus coletores solar.

A certificação é obrigatória para os seguintes Itens:

  • Reservatório Térmico
  • Modulo a Vácuo
  • Placa Convencional
  • Acoplado a Vácuo
  • Relembrando

Tome Cuidado!

Muitas empresas atuantes no mercado estão vendendo coletores solares certificados pelo INMETRO e utilizando reservatórios não certificados, prometendo que o reservatório tem um tamanho interno, e muitas vezes o mesmo não tem nem a metade do volume prometido.

O contrário também acontece. Ofertam um reservatório com certificação do INMETRO e módulos a vácuo ou placas solares, sem a certificação e que consequentemente não possuem um bom aquecimento.

Devido a isso, vale muito a pena, exercer o seu direito de consumidor e exigir o INMETRO.

Como em diversos setores do nosso país, a lei existe, mas a fiscalização é falha. Geralmente esses golpes ocorrem com certa frequência, e as principais vítimas são clientes com urgência de comprar o produto, e que acabam não pesquisando a procedência do produto e da empresa escolhida.

Aquecedor é um bem durável, e para não se ter problemas em levar gato por lebre, evitar grandes prejuízos e até mesmo perda total do produto comprado por falta de reposição de peças ou má qualidade do produto o ideal é investigar a fundo as certificações do produto e a reputação da empresa escolhida.

Fonte: http://lifesol.com.br/ver_noticia?id=12&slug=quais-aquecedores-devem-ter-inmetro

Comentários Facebook