7 fatos sobre a Energia Solar

postado em: Energia Solar | 0
Avalie este Artigo

energia solar é a energia que recebemos do sol. O sol produz energia há bilhões de anos. É uma fonte totalmente livre e renovável .

O QUE É ENERGIA SOLAR?

A energia solar é a energia que recebemos do sol. O sol produz energia há bilhões de anos. É uma fonte totalmente livre e renovável e agora pode ser aproveitada. As tecnologias de energia solar usam a energia do sol para iluminar casas, aquecer a água e gerar eletricidade.

Um dos principais benefícios da energia solar é que ela é ecologicamente correta e é uma das fontes de energia mais limpas. É uma fonte renovável de energia, associada a muito pouca manutenção e fácil instalação.

Uma das limitações é o fato de que as tecnologias solares não podem ser usadas durante a noite e que a quantidade de calor ou eletricidade que elas geram depende da localização, da hora do dia e do tempo.

Abaixo apresentamos 7 fatos sobre essa fonte de energia cada vez mais popular.

FATO 1: ENERGIA SOLAR É UMA FONTE DE ENERGIA ABUNDANTE.

O sol é a fonte mais abundante de energia disponível na Terra. A luz do sol que recebemos por apenas uma hora é suficiente para gerar energia por um ano para o mundo inteiro. Embora a Terra receba cerca de 173 petawatts de energia continuamente, somos capazes de aproveitar apenas 0,0001% dessa vasta quantidade. A energia solar que obtemos é cerca de 10.000 vezes maior do que a que realmente usamos na Terra.

FATO 2: A ENERGIA SOLAR É RENOVÁVEL

A energia que recebemos do sol é renovável, o que significa que ocorre naturalmente e pode ser reabastecido com o tempo. Ao contrário de outras fontes de energia, como carvão e petróleo, cujas reservas acabarão diminuindo, o sol está aqui para ficar e a energia que podemos ganhar com isso. A energia solar é um recurso sempre existente que pode ser utilizado em todo o mundo, assumindo que a tecnologia apropriada está presente na região em particular.

FATO 3: ENERGIA SOLAR E ENERGIA SOLAR

A energia solar precisa ser transformada em energia solar e, em seguida, pode ser usada para aquecimento ou eletricidade. Existem dois métodos principais para converter energia solar em energia.

  • Direto ou fotovoltaico (PV) – A conversão é feita através de painéis solares e a energia gerada é usada para eletricidade.
  • Indireto ou solar térmico – A conversão é feita através de coletores solares térmicos e a energia gerada é utilizada para aquecimento.

FATO 4: A ENERGIA SOLAR É SEGURA PARA PRODUZIR

A produção e o uso de energia solar apresentam riscos muito pequenos, se houver algum. Os riscos que geralmente estão associados a outras fontes de energia, como vazamentos de explosões, incêndios ou produtos químicos, não existem neste caso. Painéis fotovoltaicos são feitos principalmente de silício, o que significa que não há perigo de qualquer vazamento de toxinas ou fumos. Isso faz da energia solar a fonte mais segura para a geração de energia.

FATO 5: BAIXA MANUTENÇÃO E CUSTOS OPERACIONAIS

Como não há peças em funcionamento nos painéis solares, há muito pouco desgaste. É por isso que os requisitos de manutenção para os sistemas de energia solar são muito baixos. Ambos os painéis solares e solares térmicos podem durar até 35 anos. Além da baixa manutenção, não há custo de operação durante a produção de energia solar. Uma vez que o sistema tenha sido instalado, a geração de energia é gratuita durante toda a vida útil do sistema.

FATO 6: CONTRIBUIÇÃO REDUZIDA PARA O AQUECIMENTO GLOBAL

Uma das melhores coisas sobre a energia solar é que não há dióxido de carbono ou outras emissões que afetam a atmosfera. Quase não há toxinas liberadas no meio ambiente enquanto usamos a energia solar para atender às nossas necessidades energéticas. A instalação e produção dos sistemas solares estão associadas a algumas emissões, mas são muito menos significativas do que as outras alternativas no setor de energia.

FATO 7: A ENERGIA SOLAR É APLICÁVEL EM TODOS OS LUGARES

É particularmente adequado para áreas remotas que não têm acesso a uma rede de energia. Existem cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivendo em áreas sem acesso à eletricidade. Sistemas solares independentes podem ser instalados nessas regiões e melhorar a vida de uma grande quantidade de pessoas. Além disso, a instalação de sistemas solares também poderia ter um efeito positivo sobre o emprego local.

Fonte: https://www.opetroleo.com.br

Comentários Facebook