Energia Solar. A Energia do Futuro!

Aquecedor solar de tubo a vácuo: Quais as vantagens?

Sistemas de aquecimento solar são muito buscados, tanto pela economia de energia elétrica quanto pelo apelo ambiental. O sistema mais comum no Brasil hoje é o sistema de coletores com placas planas, porém outro tipo de tecnologia vem ganhando espaço: o aquecimento solar por coletores tubo a vácuo.

Apesar de não ser algo tão recente, os sistemas de aquecimento a vácuo ainda não são maioria nos telhados de casas e estabelecimentos. No entanto, essa tecnologia possui diversas vantagens em comparação com o sistema tradicional. Neste post você vai conhecer algumas destas vantagens.

Isolamento térmico

A primeira e principal vantagem dos coletores a vácuo é o isolamento térmico. De acordo com as leis da termodinâmica, o vácuo impede a perda de calor através da condução e da convecção. Assim, os tubos de vidro que compõem os coletores a vácuo são muito mais eficientes na absorção do calor do Sol, com menor perda para o ambiente. Em outras palavras, depois que a água é aquecida nos coletores, ela permanece quente por mais tempo mesmo que a incidência solar diminua. Como a água fica mais tempo aquecida, a utilização do apoio elétrico ou a gás diminui, resultando em economia de energia.

Altas temperaturas

Justamente por manter o calor por mais tempo, os coletores por tubo a vácuo atingem temperatura mais elevadas. Enquanto os coletores planos chegam a temperaturas em torno de 60°C, os coletores a vácuo podem atingir temperaturas acima de 100°C. Dessa forma, além do aquecimento para banho e piscinas, o aquecimento por tubo a vácuo pode ser utilizado para aquecimento de ambiente e também para processos industriais.

Mais rendimento, menos consumo de energia

Muitos sistemas de aquecimento solar dependem exclusivamente do calor do Sol para aquecer a água. No entanto, muitos outros possuem um sistema de apoio, que aquece a água do reservatório caso a incidência de Sol seja insuficiente. A maioria dos sistemas utiliza apoio elétrico ou a gás.

Acontece que geralmente o apoio consome mais energia do que a bomba de circulação. Conforme citamos acima, os coletores a vácuo mantêm a temperatura da água por mais tempo. Isso significa que utilizar coletores tubo a vácuo diminui a quantidade de vezes que o apoio é acionado. Quanto menos acionamentos, menor o consumo de energia e maior a economia.

Coletor congelando? Não com tubo a vácuo

A estrutura dos coletores a vácuo é mais resistente ao frio. Isso é uma vantagem principalmente para regiões onde a temperatura chega a valores abaixo de 0°C.

Apesar desta resistência, ainda assim é recomendada a utilização de um controlador com sistema anti-congelamento. Esses aparelhos acionam a bomba automaticamente quando a temperatura dos coletores fica abaixo de determinado valor. Isso evita o congelamento da água dentro dos coletores.

Maior vida útil

Coletores por tubo a vácuo possuem uma estrutura física mais robusta e complexa (com vidro). Isso requer maior cuidado tanto na instalação quanto na utilização. Entretanto, caso seja projetado corretamente, o sistema a vácuo tende a ter uma vida útil maior comparada a coletores planos.

 

Fonte: http://blog.ageon.com.br/aquecimento-solar-tubo-a-vacuo/

Orçamento:  https://www.kerosol.com.br/economize-ja/

 

× Como podemos ajudar?